O porquê do site?

Todos nossos empreendimentos e conquistas começam com um “Porquê”. E essa é mais uma das tantas perguntas que me fiz e faço diariamente: O Porquê do Site?

Como eu sempre gostei de compartilhar, a criação de um site é uma ótima ferramenta para disponibilizar conhecimento através dos materiais didáticos para o maior número de pessoas, de forma rápida e acessível a todos. Algumas apostilas e slides que eu fiz, circulam em alguns sites e apresentações sem nem ao menos estar publicado amplamente. Certamente que com o site irá circular muito mais, afinal “caiu na rede é peixe”!

O primeiro site, o GEMT (Grupo de Estudos de Mato Grosso – solo e planta), foi criado em 2014, quando da parceria com a Bunge Fertilizantes e quando tomei conhecimento também do site de Solos do professor Eduardo Couto. Me animei com a ideia e juntamente com o talentoso e querido ex-aluno do Curso de Agronomia, o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Pengo Rosa, fizemos o site o qual estava hospedado sob o domínio da UFMT. Com a atualização da página da UFMT, o site desapareceu e com ele todo conteúdo publicado. Fui atrás de informações e desisti, pois para recuperar seria um processo burocrático e eu sempre gostei de coisas práticas, ágeis, intuitivas e fáceis de se trabalhar e concretizar.

Esse projeto ficou em estado de dormência (um termo bem agronômico!!) até 2020, quando comecei a idealizar um novo site, pois muitos alunos e ex-alunos me procuram atrás de materiais da área. Além disso, eu e minha filha Júlia, abrimos um Hotelzinho para pets, “Amor em patinhas”, em nossa casa e fizemos um site para divulgar nosso trabalho. Isso me animou e me possibilitou pagar um espaço e um domínio, o qual poderia abrigar mais de um site. Minha filha adoeceu, ficamos fora de Cuiabá por um tempo para o tratamento dela e com isso fechamos o Hotelzinho, mas como já tinha o domínio, decidi continuar o projeto do site NPK.

O nome, se deve a várias brincadeiras dos alunos para caracterizar a disciplina e eu, como professora dessa área. E com o surgimento do WhatsApp, formo os grupos das turmas para facilitar nossa comunicação, conexão, interação e o tira dúvidas. Assim, nasceu e amadureceu como: na dúvida “disque NPK”! E deixo esse canal de comunicação aberto a todos que querem não somente sanar dúvidas, mas para troca de informações e divulgação de bons materiais e notícias confiáveis relacionadas as Agrárias, de forma a manter todos conectados e atualizados.

Certamente que o conhecimento e aprendizado não devem ficar restritos ao período da disciplina e do curso e deve ser um processo contínuo e fluir, expandir e ir além da sala de aula. Há uma frase da música Bailes da vida, do Milton Nascimento que diz que “todo artista tem de ir aonde o povo está”, e eu com licença poética digo que “todo professor deve ir aonde o aluno está”. Dessa forma, creio que essa proximidade, laço e acolhimento, torna o processo de aprendizado mais prazeroso.

E assim através do meu parceiro de crime, o qual esbanja eficiência, criatividade, bondade e talento, Bruno Moraes, estudante do Curso de Agronomia da FAAZ/UFMT, o site foi criado. Quero agradecê-lo primeiramente, por me encorajar, aceitar prontamente o desafio de elaborar e construir o site sem remuneração. E sem dúvida alguma, é uma das melhores pessoas para se trabalhar e eu não poderia ter um parceiro mais brilhante, genuíno, singular e dedicado. Ele tem sido, desde a organização das Semanas Acadêmicas de Agronomia, um amigo maravilhoso, prestativo, leal e meu grande incentivador de ideias e que incrivelmente não só dá forma a elas, mas as tornam grandes. E soma-se a isso, a paciência ímpar e a tranquilidade com que ele lida com meu perfeccionismo e detalhismo, pois a cada momento eu altero os materiais didáticos, os textos, as fotos, as abas do site, alinhando e ajustando daqui e dali num ritual infindável, pois sempre me pergunto: o que não estou enxergando? Eu poderia fazer melhor? Ou ainda: eu posso melhorar mais?

E voltando ao Bruno, sem dúvida alguma que ele faz jus a citação de Aristóteles a qual diz que “O verdadeiro discípulo supera o mestre”.

E mais uma vez e sempre, cito Guimarães Rosa: “É junto dos bons, que você se torna melhor”!! Valeu Bruno Moraes!! Você é show!! Você é top!! Você é demais!!

E eu não poderia deixar de destacar como sou abençoada por ter pessoas tão boas e generosas ao meu lado, cada vez mais e sempre!!

Namastê!!